Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Julho Seades participa do Dia D para adesão ao Selo Unicef
28/07/2021 - 00h00m

Seades participa do Dia D para adesão ao Selo Unicef

Estado de Alagoas conta com 54 municípios elegíveis e 20 convidados

Seades participa do Dia D para adesão ao Selo Unicef

Texto de Karina Lima Moraes

O Dia D de Alagoas para adesão ao Selo Unicef - edição 2021-2024 - ocorreu nesta quarta-feira (28). O evento contou com a participação da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). O Selo Unicef visa ao desenvolvimento de ações municipais, que busquem garantir os direitos de crianças e adolescentes. O estado de Alagoas conta com 54 municípios elegíveis e 20 convidados.

Ao aceitar o convite e fazer a adesão ao Selo Unicef, os municípios visam garantir o acesso à saúde, à educação de qualidade, à proteção contra a violência e ao direito a brincar e a participar nas decisões que impactem na vida de crianças e adolescentes. Ao longo de quatro anos, os municípios passam a ser acompanhados pelas equipes do Unicef e têm acesso a formações, capacitações, conteúdos programáticos, acompanhamento de seus indicadores sociais e dos planos de ação. Ao atingirem a meta, serão contemplados com o Selo Unicef.

A Superintendente de Assistência Social da Seades, Analice Paurílio, falou durante o evento da conjugação de ações, que objetivam sensibilizar os municípios para a importância da adesão ao Selo Unicef e da participação da Seades neste processo de entendimento da importância desta ação.

“Estamos em parceria para o desenvolvimento desta adesão ao Selo Unicef de todos os municípios aptos do nosso estado. Já fui gestora municipal de Assistência Social e digo da diferença nesta adesão ainda que não se consiga conquistar o Selo Unicef. Acho que o grande desafio de qualquer gestor é conseguir efetivar a intersetorialidade dentro do município", explicou Analice Paurílio.

E acrescentou: "Quando se faz adesão ao Selo Unicef, recebe-se apoio técnico para o  desenvolvimento de políticas voltadas a crianças e adolescentes. Colocamos a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social à disposição dos municípios. A Secretária Fabiana Pessoa terá o compromisso de fazer uma articulação maior com todos os municípios visando à adesão”.

Para a edição 2021-2024 do Selo Unicef, os municípios devem aderir até o dia 8 de agosto. Já finalizaram o processo 37 municípios de Alagoas. Os demais elegíveis podem obter mais informações e fazer a adesão pelo site selounicef.org.br